HISTÓRIA E FILOSOFIA

domingo, 29 de dezembro de 2013

CID GOMES CONHECE BEM O MARKETING PESSOAL

"Quem quer dar aula, faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado"

Cid Gomes


Isso é comum entre os grandes líderes de fazerem esse tipo de marketing pessoal. Até os grandes generais do passado fariam o que o governador Cid Gomes fez. O imperador Júlio César, em algumas ocasiões, afiava as espadas dos soldados. Em algumas de suas batalhas, o próprio imperador estava no meio do conflito misturado com seus combatentes ao ponto de os inimigos nem imaginar que se tratava do próprio general romano. O imperador Augusto César fazia questão que seus escultores o retratasse vestido de patrício mas com os pés descalços. Até mesmo Alexandre, o Grande, fazia trabalhos braçais junto aos seus liderados de forma a ganhar o carisma de suas tropas.

"Se perguntássemos ao governador por que ele fez o que fez (mergulhar no tanque para resolver um problema). Será que responderia com um trocadilho daqueles de Jânio Quadros, "Fí-lo por que quí-lo"?

Sabemos de fato que o ato físico do governador de tentar resolver um problema técnico seria inútil diante de sua falta de habilidade e a gravidade do problema. É por isso que existe os aptos a fazerem o serviço braçal que, aliás, é digno de sabedoria fazer na prática aquilo que se prega na teoria. A força de um líder está na deliberação. A tomada de decisão certa e uma ordem dada, seria bem mais eficaz do que um mergulho para apertar um parafuso naquela ocasião. Mas isso faz parte do jogo. A propaganda, o fetiche, são ferramentas indispensáveis para qualquer líder que queira manter sua imagem de um homem "cheio de prontidão".

A princesa Diana também sabia como fazer propaganda. Em 1997 caminha por um campo minado na Angola.
A irreverência das letras musicais do cantor Bezerra da Silva trata bem o perfil desses tipos de propaganda. Uma delas é o "Candidato caô caô". Veja algumas frases:

"Ele subiu o morro sem gravata, 
dizendo que gostava da raça, 
foi lá na tendinha bebeu cachaça, 
até bagulho fumou, 
entrou no meu barracão 

E lá usou lata de goiabada como prato, 
eu logo percebi é mais um candidato 
para a próxima eleição."