HISTÓRIA E FILOSOFIA

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MURO DE BERLIM - UMA IDEIA CONCRETIZADA? 09 NOVEMBRO DE 1989, A QUEDA DO MURO DA VERGONHA.

Em fevereiro de 1989, Chris Gueffroy, de 20 anos, foi morto a tiros por um soldado da Alemanha Oriental, que patrulhava a fronteira. Ele foi a última pessoa assassinada quando tentava pular o Muro de Berlim.
A história de Gueffroy é bem conhecida, mas muitas outras pessoas perderam a vida ao tentar fugir da Alemanha Oriental cruzando o Muro de Berlim. Há pelo menos 136 casos, dizem historiadores do Memorial Muro de Berlim e do Centro de Pesquisa em História Contemporânea de Potsdam.

Escritores, sociólogos, pensadores, políticos e outros substantivos formados pela história humana durante milhares de anos e culturas diversas foram todavia aquilo que representa a humanidade em sua evolução telúrica. Nessa conjuntura social, o século XX representa aquilo que proporcionou uma concretização dos ideais filosóficos teorizados há séculos, seja pelos gregos, seja pelos escolásticos, humanistas, modernos ou contemporâneos. 

O muro de Berlim representa na história uma ideia concretizada. Assim também como escravidão, a globalização, liberalismo, etc. Em 09 de Novembro de 1989 foi uma data que ficou na lembrança de quem viveu uma época de grandes descobertas no campo das ciências e da tecnologia e era espacial, mas a queda de um muro que dividia apenas ideias foi uma prova daquilo que muitos religiosos mais sensatos repetem: a moral anda a passos lentos enquanto que a ciência avança a passos largos.



Em 1929, ganhou um grande fluxo de adeptos, de forma que, ajudado pela violência contra inimigos políticos, seu partido floresceu. Após o fracasso de sucessivos chanceleres, o presidente Hindenburg indicou Hitler como chefe do governo (1933).

Hitler criou uma ditadura unipartidária e no ano seguinte eliminou seus rivais na "noite das facas longas". Com a morte de Hindenburg, ele assumiu o título de presidente do Reich Alemão. Começou então o rearmamento, ferindo o Tratado de Versalhes, reocupou a Renânia em 1936 e deu os primeiros passos para sua pretendida expansão do Terceiro Reich: a anexação com a Áustria em 1938 e a tomada da antiga Tchecoslováquia.