HISTÓRIA E FILOSOFIA

sábado, 2 de junho de 2012

AS DUAS GUERRAS MUNDIAIS E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

A guerra é um massacre entre gente que não se conhece, para proveito de pessoas que se conhecem, mas não se massacram."
Esta citação jamais poderia ser de Hitler, ela é do poeta e ensaísta francês Paul Valéry.

As duas guerras mundiais ocorridas no século 20 transformou e abalou o mundo em suas estruturas sociais onde, após estes acontecimentos que até hoje, ainda mesmo no século 21 podemos sentir seus efeitos. Essas transformações tiveram forte impacto em três principais esferas ou campos onde o homem atua social, moral e intelectualmente: no campo religioso; no campo político, econômico e cultural. Por tanto, como dizia o general e estrategista prussiano Carl Von Clausewiz "a guerra é a continuação da política por outros meios" hoje ainda existe resquícios desses acontecimentos bárbaros. 

Primeiro vamos analisar o campo religioso e como foi a sua transformação. O grande fator de mudança nesse campo ocorreu em 1962 com o Concílio Vaticano II por tanto, quase duas décadas depois da Segunda Guerra Mundial. A pós o concílio a Igreja viu uma real necessidade de mudança e que suas estruturas que atua sobre o comportamento humano como, a moral ou espiritual não podiam dar sentido diante das novas transformações. Vejamos o que diz o decreto Ad Gentes sobre algumas mudanças: "No estado actual das coisas, de que surgem novas condições para a humanidade, a Igreja, que é sal da terra e luz do mundo (4), é com mais urgência chamada a salvar e a renovar toda a criatura, para que tudo seja instaurada em Cristo e n'Ele os homens constituam uma só família e um só Povo de Deus."(decreto Ad Gentes sobre a atividade missionária da Igreja- Concílio Vaticano II ano 1962).
Beato Papa João XXIIIOFS, nascido Angelo Giuseppe Roncalli (Sotto Il Monte25 de Novembro de 1881 — Vaticano3 de Junho de 1963) foi Papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticanode 28 de outubro de 1958 até à data da sua morte. Pertencia à Ordem Franciscana Secular (OFS) e escolheu como lema papal: Obediência e Paz.

No campo político podemos destacar as mudanças que ocorreram na África como por exemplo, a emancipação dos países colonizados. Várias colônias "saíram" do julgo dos países ricos e capitalistas exploradores. Isso não só os tornaram livres mas também deixou profundas marcas de miséria espalhada pela África. Para ressaltar esses acontecimentos, vejamos um das guerras mais marcante do pós-guerra: a guerra do Vietnã (1959-1975). 
No começo da década de 1970, os protestos contra a guerra aconteciam em grande quantidade nos Estados Unidos. Jovens, grupos pacifistas e a população em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato das tropas. Neste momento, já eram milhares os soldados norte-americanos mortos no conflito. A televisão mostrava as cenas violentas e cruéis da guerra. 

Outro campo que sofreu muitas mudanças com a guerra, e talvez o mais expressivo, foi o campo econômico. Evidentemente que pode-se destacar o socialismo e capitalismo que travaram embates caracterizando assim a guerra fria. Seu símbolo, o Muro de Berlin.
Símbolo maior da Guerra Fria, o Muro de Berlim foi construído em 1961 e dividiu por 28 anos a Alemanha em dois blocos: a República Democrática da Alemanha - que seguia o regime socialista liderado pela União Soviética - e a República Federal da Alemanha -conduzida sob o regime capitalista. Depois da derrocada dos regimes socialistas, ele foi derrubado em 9 de novembro de 1989.

O campo cultural foi sem dúvida onde as transformações se intensificaram com o advento da tecnologia, computador. internet, sistemas telefônicos, mídia, etc. O movimento Hippie nasceu e teve o seu maior desenvolvimento nos EUA. Foi um movimento de uma juventude rica e escolarizada que recusava a injustiças e desigualdades da sociedade americana, nomeadamente a segregação racial. Desconfiava do poder econômico-militar e defendia os valores da natureza. Na sua expressão mais radical, os jovens hippies abandonavam o conforto dos lares paternos e rumavam para as cidades, principalmente S. Francisco, para aí viver em comunidade com outros hippies; noutros casos estabeleceram-se em comunas rurais. Dois valores defendidos eram a “paz” e o “amor”.

"Porém agora o que nos resta? Somente aquilo que tanto o homem do século XX procurava: autonomia. Mas ainda nem todos a tem e nem todo mundo quer tê-la. Autonomia requer responsabilidade e responsabilidade não é para todos e sim para uma minoria. Então o que resta para a maioria? Jugo, prisão e opressão e dominação."

Jander Lopes