HISTÓRIA E FILOSOFIA

sábado, 10 de setembro de 2011

DEUS - A IDEIA BÍBLICA

Apesar dos avanços nas liberdades de expressões e opiniões, hoje a literatura tornou-se mais acessível do que na Antiguidade e Idade Média. Livros como a Bíblia por exemplo, que no passado considerava-se um sacrilégio sua leitura por um leigo, hoje está mais banalizada do que sagrada - o santo deu lugar ao profano - a verdade é que se a Igreja no passado impedia que o povo interpretasse a Bíblia, ela tinha lá suas razão no que concerne à compreensão e interpretação (e como isso aconteceu, deu no que está dando), das mais variadas interpretações que existe, nenhuma, busca de fato uma verdadeira reflexão; são apenas subsídios deixados pela igreja romana. E Deus? Qual seu verdadeiro lugar? Sua identidade? Nada mais é dito - e ele é o principal protagonista das histórias bíblicas - mesmo que tendo impregnações greco-romano, hoje Ele não passa apenas de uma personagem coadjuvante. A frase contida no Salmo 23 versículo 1, que é a sentença mais capitalista que considero na Bíblia, onde afirma seu caráter materialista quando diz "O Senhor é meu pastor, nada me faltará"  ela diz verdadeiramente o que um egoísta procura, se Carl Marx não fosse ateu, diria que esta frase seria de sua autoria. Veja que o Senhor só é pastor por que nada faltará para quem o busca. Creio que o sentido verdadeiro é "O Senhor é meu pastor, ELE não me faltará". Mas sabemos que por detrás disso tudo existe uma história. E toda história é o homem quem faz. 
Pitágoras e a Escola de Atenas


"Por causa de si entendo aquilo cuja essência envolve aexistência; ou, isto, aquilo cuja natureza não pode ser concebida senão como existente."  
Baruc de Espinoza


"Deus é o ser acima do qual nada de maior pode ser pensado". 
Santo Anselmo


"Os que vivem no desregramento dizem aos que vivem na ordem que são estes que se afastam da natureza, e julgam segui-la: como os que estão num barco julgam que os que estão na margem fogem. A linguagem é semelhante em toda a parte. É preciso ter um ponto fixo par julgar. O porto julga os que estão no barco, mas onde conseguir um porto na moral?"


B. Pascal


Adicionar legenda
"Como é terrível conhecer quando o conhecimento não favorece quem o possui"
  
                                Sófocles