HISTÓRIA E FILOSOFIA

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DA REFLEXÃO INTUITIVA À TÉCNICA PRODUTIVA - A transformação da pedagogia no Ceará no início do século XX


"Ensinar não é uma actividade como as outras. Poucas profissões serão causa de riscos tão graves como os que os maus professores fazem correr aos alunos que lhe são confiados. Poucas profissões supõem tantas virtudes, generosidade, dedicação e, acima de tudo, talvez entusiasmo e desinteresse. Só uma política inspirada pela preocupação de atrair e de promover os melhores, esses homens e mulheres de qualidade que todos os sistemas de educação sempre celebraram, poderá fazer do ofício de educar ajuventude o que ele deveria ser: o primeiro de todos os ofícios."
(Pierre Bourdieu) 1930-2002


INFORMAÇÕES EXTRAÍDAS DO RELATÓRIO DO INTERVENTOR FEDEREAL Carneiro de Mendonça publicação de 1931 à 1934 a partir da página 69. – Da instrução Pública.
INSTRUÇÃO PÚBLICA
"Dentre as questões de mais importâncias para a minha administração, destaca-se a Instrução Pública do Estado, que ora atravessa uma fase intensa de trabalhos e progresso constante, a começar pela adaptação dos métodos de ensino às modernas tendências pedagógicas, ou melhor, aos princípios da escola ativa pregados por Fernando Azevedo, em sua magistral e consagrada reforma escolar, os quais criaram uma “consciência educacional”, infundindo no professorado um espírito novo, claro e definido.
Tem-se feito guerras sem tréguas ao empirismo educacional conseqüentemente do sistema tradicional do ensino, cujo vício principal, como disse Frota Pessoa, estava na própria estrutura da escola primária, que devia ser radicalmente modificada, pois encaminhava os alunos para os estudos superiores, quando devia educá-los na técnica das indústrias, dos ofícios, da exploração da terra, para o trabalho produtor de utilidade e riqueza.
A educação nova é, de fato, e deve ser uma iniciação na vida econômica e social, e, pelo trabalho educativo, uma iniciação no trabalho profissional e nas atividades produtoras. Ela tem, e deve despertar e desenvolver o sentido da vida econômica, o culto do trabalho, da máquina e da ciência."


Eis acima descrito como era e como deveria ser a educação nas escolas retirada a partir de moldes nacionais para o local, no caso, o Ceará. A frase taxativa e mais importante é, "devia ser radicalmente modificada, pois encaminhava os alunos para os estudos superiores, quando devia educá-los na técnica das indústrias, dos ofícios, da exploração da terra, para o trabalho produtor de utilidade e riqueza."  Diante dessas ações, o século XX encaminhou-se para um utilitarismo produtivo tendo como matéria-prima o consumo e riqueza. Hoje estamos em busca desesperada pelo controle moderado dos objetos, mas sem sucesso. 

Uma formação acadêmica voltada para a reflexão e opinião, baseada na ontologia do ser, perde seu sentido. Por outro lado, uma formação baseada na razão prática ou técnica é o catalisador da indústria cultural (ideologia do consumo) como chama os pensadores da Escola de Frankfurt. E mais e mais o homem volta a ser, de certo modo, medieval e em muitos casos ao estado de barbárie.