HISTÓRIA E FILOSOFIA

terça-feira, 14 de junho de 2011

FILOSOFIAS CRUZES E LUNETAS - o divórcio entre ciência e religião

"Acredito que os filósofos voam como as águias e não como pássaros pretos. É bem verdade que as águias, por serem raras, oferecem pouca chance de serem vistas e muito menos de serem ouvidas, e os pássaros pretos, que voam em bando, param em todos os cantos enchendo o céu de gritos e rumores, tirando o sossego do mundo."
                                                               Galileu Galilei

"Um grama de ação vale uma tonelada de teoria"  Friedrich Engels (1820-1895). Será essa afirmação coerente? Como os fatos históricos podem nos ajudar a entender o que seria mais importante. Teoria ou prática? Por que na Idade Média e até o início do Renascimento acreditava-se que a Terra seria o centro do universo? Por que acreditava-se que o sol girava em torno da Terra a chegar ao ponto de quem negar tal sistema, seria queimado na fogueira da Inquisição como foi o caso de Giordano Bruno? Como um homem com apenas um instrumento de observação sacudiu as bases do conhecimento vigente de sua época e levou muitos teóricos a reverem sua visão de mundo? Quero refletir com você sobre a frase inicial do teórico e revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. 
"É a teoria que decide o que podemos observar."

                    Albert Einstein (1879-1955)



A teoria sobre qualquer assunto relacionado à pesquisa é de fato muito importante até que a prática demonstre que ela esteja certa ou errada. O discurso pode ser muito convincente e até certo ponto sustentável até que venha a prática da teoria e dê a ela sustentabilidade moral para ser validada. Mas por que estou iniciando essa postagem com esses argumentos? Vamos ver na prática através da história? Vejamos o caso Galileu: 

Galileu Galilei (1564-1642), viveu num período bastante conturbado da história. Vejamos que ele nasceu 47 anos após a Reforma Protestante e sua vida passou também pelo período em que a Igreja realizava seu maior e mais importante concílio: o chamado Concílio de Trento (1545-1563). Do qual teve fatos marcantes na criação de regras para combater inicialmente o protestantismo onde foi definido:
Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;
Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias;
Criação do Index "Index Librorum Prohibitorum(Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica. Esse último, Galileu teve sérios problemas com ele, veremos o motivo mais adiante.

A Igreja até fins da Idade Média e início do Renascimento, detinha todo conhecimento filosófico e o que até então se conhecia teoricamente sobre sistemas astronômicos. Vale lembrar também que em 476, ano que marca o fim do Império Romano do Ocidente e que daí em diante, a Igreja se tornará mais sólida como uma nova instituição de referência moral e que durante toda a Idade Média, manterá todo o saber dentro de seus mosteiros com os chamados monges copistas. Estes irão preservar todo conhecimento das escolas filosóficas da Grécia Antiga dando lugar aos monastérios. Esses eram locais de habitação, trabalho e oração de monges que foram fundamentais na preservação de vários documentos. Podemos destacar como um dos mais importantes: o mosteiro de São Bento.



O SURGIMENTO DAS UNIVERSIDADES

Criada em 1968, a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA em Sobral-Ce, apresenta traços tipicamente na forma como era conhecida as universidades no fim da Idade Média. Uma forte ligação com a Igreja e preserva em sua arquitetura, traços de cunho religioso tendo uma forte ligação com a diocese. 


No final do século XII, surge no sul da itália a primeira escola de medicina no mosteiro de Salermo que ficou conhecida como a primeira universidade. Vale ressaltar que a princípio essa nomenclatura não era por se tratar de diversos saberes, e sim por ter pessoas de diversas localidades que vinham estudar nessas novas escolas. Daí em diante foi tudo o que a Igreja não esperava que viria acontecer: novos tratados teológicos tornaram-se a serem discutidos com mais discussão fervorosas. As ideias platônicas até então eram as mais difundidas, logo depois com a entrada de textos árabes (com eles é que as obras de Aristóteles foram preservadas), foram introduzidas novamente no Ocidente, logo teólogos como Santo Tomás de Aquino faz sua própria filosofia colocando Aristóteles no centro das grandes questões.

A Igreja aceitava as teorias  de um astrônomo grego conhecido como Cláudio Ptolomeu (90-168). Ele foi quem desenvolveu o sistema geocêntrico, ou seja, a Terra era o centro do universo e que a Igreja encontrava nesse sistema o apoio das Sagradas Escrituras, na passagem no livro de Josué capítulo 10 e versículos 12 e 13 (ver bíblia), encontra-se essa questão. Em contra partida, outro sistema também estava sendo investigado: o sistema copernicano ou heliocêntrico. As ideias do polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), levou o jovem Galileu a se interessar por esse sistema "novo" de entender a mecânica do universo. Mas, somente com a ajuda de um instrumento, bem simples para a época, é que teve início uma das mais extraordinárias descobertas científicas: uma luneta.


UM OLHAR PARA AS ESTRELAS
"Mede o que é mensurável e torna mensurável o que não o é."

                                                                     Galileu Galilei
Quando Galileu apontou seu instrumento para o céu e observou o que ninguém havia observado durante milênios, viu não somente um pequeno sistema solar em torno de Vênus, nem montanhas na lua; nem as fases do planeta Vênus. Mas todo um conhecimento até então puramente especulativo e teórico foi questionado. Aristóteles estava errado, quando dizia que os astros eram puros, imóveis e sem mácula? Ptolomeu estava errado? E as Sagradas Escrituras? Agora é o momento de enfrentar uma verdade antes nunca questionada. Começa agora o enfrentamento das "verdades" antes nunca questionadas. Em 1610, ano em que Galileu publicou sua obra intitulada Sidereus Nuncius (Mensageiro das Estrelas) toda a Europa começa a perceber a importância das observações de Galileu que, com detalhes divulga o que percebeu pelo seu telescópio. Logo chega a notícia aos conhecidos "cães de guardas da fé". Os Dominicanos. A ordem eclesiástica mais conservadora da época sendo seu principal líder o Cardeal Bellarmino que consulta os matemáticos do colégio romano acerca das observações de Galileu. Mais tarde, por conta de uma outra obra, agora intitulada de Dialogo sopra i due massimi sistemi (Diálogo sobre dois Sistemas) Galileu é obrigado a negar tudo o que tem observado até então e para não terminar na fogueira, se retrata diante do tribunal. 


Até aqui a coisa fica insustentável e logo suas obras entram para o Index (índice de livros proibidos). Galileu tem sua prisão domiciliar decretada até o fim de sua vida. Porém a condenação de Galileu representou um enorme trauma nas relações entre ciência e religião. Lentamente, a Igreja procurou corrigir o seu ato. Em 1893, na encíclica Providentissimus Deus, o papa Leão XIII adotou o modo de interpretação da Bíblia proposto por Galileu e somente em 1992 o papa João Paulo II em nome da Igreja reconheceu formalmente o erro cometido – resultante, segundo ele, de "uma trágica e recíproca incompreensão"


"É mais fácil escrever dez volumes de filosofia do que pôr em prática um só preceito."

                                                           Leon Tolstoi

Para finalizar entendo que teoria é muito importante pois precede a fórmula e abre caminho para as novas descobertas. Certamente Galileu não foi simplesmente o catalisador de descobertas. Mas seu papel foi sem dúvida o mais inovador de uma era que somente ele teve uma visão distinta e padronizada por atos especulativos, mas transformou o mundo em várias definições de realidades: uma religiosa, desvinculada de superstição. Outra da ciência puramente investigativa sem ligação com um mundo formado por dogmas inquestionáveis. Enquanto filósofos e pesquisadores ficavam no campo teórico, o mundo permanecia regido por forças sem paradigmas lógicos. É o que a história e os fatos nos ensinam: devemos observar, pensar e agir.

ANTES TROCAVA-SE A ENXADA PELO RIFLE, HOJE A CANETA PELO CRACK

Ao contrário do que se pensa, Lampião era um jovem de apenas 26 anos quando iniciou suas atividades no cangaço. Sabia ler e conhecia táticas de guerrilhas tendo se espelhado até mesmo no grande general francês Napoleão Bonaparte.


Em meados do século XIX e início do século XX, surgiu no semi-árido nordestino um fenômeno que teve sua origem pautada por questões sociais e fundiárias. O cangaço como ficou conhecido, era formado por pessoas que viviam da agricultura e muitas vezes trabalhavam para grandes donos de terras. Isso quando havia condições, porém, por questões governamentais e econômicas, esses sertanejos castigados pelas frequêntes secas e subjugados pelos chamados "coronéis", seus filhos não tinham outra opção a não ser literalmente trocar a enxada pelo rifle. O caso mais conhecido foi o de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião. Sua família travava uma disputa mortal com outras famílias locais até que seu pai foi morto em confronto com a polícia em 1919. Virgulino jurou vingança e, ao fazê-lo, provou ser um homem extremamente violento. Ele se tornou um criminoso e foi incessantemente perseguido pela polícia, a quem ele chamava de macacos.

Muitos outros seguiram Lampião justamente porque encontravam no cangaço a única opção de fazer justiça e sobreviver, já que os governos da época só deram atenção ao cangaço pelo fato dos grandes latifundiários se sentirem ameaçados pelos frequêntes saques.

Fazendo um paralelo com os dias de hoje, sabendo de suas grandes diferenças em estruturas, tecnologias e condição social, pode-se perceber que os ideais de juventude ainda permanece: justiça, condições financeiras, etc. Mas penso também que é uma falta de argumentação lógica quando alguns sociólogos e especialistas dizem que a culpa é governamental quando um jovem troca a caneta pelo crack. Temos exemplos de muitos jovens pobres que lutam para ter uma condição mais digna sem esperar por uma ajuda (mas é uma excessão da excessão) pois, sabemos que o conhecimento e o saber está ao alcance de muitos. Existe programas de governos para dar acesso a quem quer estudar, é fácil dizer que só o rico pode entrar nos melhores colégios enquanto existe hoje a informação via internet para muitos, mas o que fazem com o tempo? Em que esse tempo é preenchido? Bom, fica aqui essa reflexão para o jovem pensar! Enquanto isso, um pensamento do filósofo para ponderarmos sobre a questão O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la. Ralph Waldo Emerson


"Minha mãe sempre me dizia: Se você não consegue encontrar algo para viver, melhor você encontrar alguma coisa para morrer."

                                 Tupac Shakur