HISTÓRIA E FILOSOFIA

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DIA DO ESTUDANTE


No dia 11 de agosto do ano de 1827, o imperador dom Pedro 1º assinou um decreto imperial, que criava dois cursos de direito no Brasil. Um em Olinda (PE) e o outro em São Paulo (SP). As duas escolas tornaram-se muito importantes, formando gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros. 

Hoje é o dia do estudante. Por motivos de força maior - e  por incrível que pareça - estou escrevendo de minha própria casa, ou seja, da Universidade. E apesar de ser feriado para o estudante, estou na biblioteca que considero como a cozinha e sala de jantar ao mesmo tempo. 

É chamado também de aluno. Aliás, a palavra aluno quanto sua origem é controversa e mal compreendida. Dizem alguns que deriva do Latim, e significa: a = sem e luno= luz. Por tanto, ao pé da letra, é uma pessoa sem luz, sem inteligência, etc. Acredito que isso é fruto de uma lenda criada por algum professor frustrado com com um determinado aluno. O fato é que o seu significado verídico, segundo o  Dicionário Hauaiss é: lat. Alumnus, i  "criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo" der. do verbo alére "fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc". Como vimos, nem sempre o que consideramos como verdade pode ser de fato verdadeiro. Como dizia o filósofo  Michel de Montaigne (1533-1592) "saber é duvidar, crer é não duvidar". Que tal uma série de sentenças filosóficas para comemorar essa data? Escolha uma para sua reflexão:

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."
 Pitágoras

"Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto: os trinta seguintes, o comentário"
Arthur Schopenhauer

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz."
Platão 

"Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo."
Michel Foucault 

"Serás amado apenas quando puderes mostrar a tua fraqueza, sem provocar nenhuma força."
T. Adorno