HISTÓRIA E FILOSOFIA

sexta-feira, 24 de junho de 2011

NO PASSADO LUTÁVAMOS POR IDEAIS - HOJE POR ÍDOLOS

"Minha opinião é que liberem. As drogas sempre existirão. O que não temos é um senso crítico de protestar contra nossa política decadente. Por que nossa juventude não protesta contra a falta de estrutura no sistema educacional?"

                                                                                             Jander Lopes

Atualmente um grupo de manifestantes foram às ruas para fazer um protesto em favor da legalidade do uso da maconha. Com esse fato, que volta e meia vem a ser discutido em programas de TV e rádio voltei minha opinião para uma outra questão considerada por mim mais importante e mais relevante. Mas quer saber logo minha opinião sobre a legalidade da maconha? Liberem! Há muito tempo isso já deveria ser livre e hoje não estaríamos perdendo tanto tempo e discussão com uma coisa tão pequena. É um atraso um país que não oferece aos seus habitantes segurança e educação, e depois seus parlamentares vêm num programa de TV discutir o que é melhor para o povo. Mas voltando ao que considero de maior importância no momento. O que se deve é fazer um protesto em todo país para fazer uma revolução generalizada começando pela educação. Mas antes, o que deve ser feito primeiramente é neutralizar o sistema político proibindo a entrada de empresários na política e que somente entre pessoas que tenham formação com tese de doutorado em relações públicas. Que mostre antes de ser eleito, um projeto do que vai ser feito, com prazo para conclusão; quanto custará e se não for concluído, devolverá o salário proporcional ao percentual de conclusão desse projeto. E a questão de nomeações? É a maior de todas as chagas do sistema esse favorecimento de cargos. Na minha opinião, um ministro deveria passar antes pelo um processo seletivo de sua competência. Esses sim, é que deveriam sofrer mais rigor em termos de cobrança para realizar seus trabalhos.
"Numa ditadura todos têm o direito de votar sem o direito para escolher."
(Leonid S. Sukhorukov)


Houve um tempo em que a juventude lutava por ideais. Os estudantes na época da ditadura militar iam às ruas para fazer protesto contra os que estavam no poder e que suprimiam qualquer forma de ideal. Só para citar um exemplo, na época as disciplinas de filosofia e sociologia foram retiradas da grade curricular. As referidas disciplinas foram banidas das escolas desde 1971, pelo governo da Ditadura Militar. Desde então, tem sido intensiva a luta de sociólogos e filósofos para que essas disciplinas retornassem às escolas. Agora é Lei, a sociologia e a filosofia são obrigatórias no ensino médio. Mas o que vemos hoje? Jovens indo às ruas protestar pelo direito do uso livre da maconha. Quero deixar bem claro: nada contra fazer protesto pelos seus direitos desde saibamos o que realmente no momento é o mais importante. Na Holanda o uso é livre. Mas como compararmos o comportamento dos holandeses diante do comportamento do povo brasileiro? Para atrair os que pensavam como eles, acertaram no Tratado de Tolerância da União de Utrecht, acordado em 1581, que ninguém que lá vivesse ou que lá chegasse em busca da "poorterschap", o direito de cidadania, seria importunado por motivos religiosos. Quer seguissem Lutero ou Calvino, quer carregassem a Torá, fossem católicos fugidos do bispo ou anabatistas acusados de heresia, não importava, todos teriam guarita. Não queimariam nem bruxas nem filósofos. Locke e Descartes, Erasmo de Rotterdam, Hugo Grotius entre outros.

Bom, só resta agora para os que estão entrando no meio acadêmico, fazer uma reflexão do que realmente estamos precisando. E insisto, sou a favor da liberdade. Mas devemos colocar as prioridades como o principal objetivo. De que adianta a juventude brasileira ir as ruas para garantir um direito pequeno e menos importante, se o primordial como, educação, saúde e segurança está num colapso?