HISTÓRIA E FILOSOFIA

segunda-feira, 20 de junho de 2011

FATOS CURIOSOS DA HISTÓRIA

"O homem tem que estabelecer um final para a guerra, senão, a guerra estabelecerá um final para a humanidade."
           
                                                                                                  John Kennedy (1917-1963)

No dia 22 de Novembro de 1963, três grandes personagens morreram a poucas horas de diferença um do outro. O presidente norte americano John F. Kennedy; o escritor inglês Aldous Huxley e Clive Staples Lewis, conhecido como C. S. Lewis. O curioso disso tudo é que os acontecimentos de suas mortes foram verdadeiros, porém  A coincidência serviu como pano de fundo para o livro O Diálogo – Um debate além da morte entre John F. Kennedy, C. S. Lewis e Aldous Huxley, de Peter Kreeft, onde os três personagens, representando o teísmo ocidental (Lewis), o humanismo ocidental (Kennedy) e o panteísmo oriental (Huxley) discutem sobre religião e cristianismo.

"As palavras nos permitiram elevar-nos acima dos animais, mas também é pelas palavras que não raro descemos ao nível de seres demoníacos."

                                                                   
Aldous Huxley (1894-1963)


Aldous Leonard Huxley (Godalming26 de Julho de 1894 — Los Angeles22 de Novembro de 1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros dafamília Huxley. Passou parte de sua vida nos Estados Unidos, vivendo em Los Angeles de 1937 até sua morte, em 1963. Mais conhecido por seus romances, como Brave New World (Admirável Mundo Novo) que inspirou uma música do cantor Zé Ramalho chamada Admirável Gado Novo. Dos diversos ensaios, Huxley também editou a revista Oxford Poetry, e publicou contos, poesias, literatura de viagem e roteiros de filmesAldous Huxley morreu no dia 22 de novembro de 1963, no mesmo dia em que o presidente John F. Kennedy foi assassinado. Suas cinzas foram enterradas na Inglaterra, no túmulo de sua família.

"Eu creio no Cristianismo tal como creio que o Sol nasceu, não apenas porque o vejo mas porque através dele eu vejo todas as outras coisas."
   
                                                 
C.S. Lewis  (1898-1963)


Nascido na Irlanda em 28 de Novembro de 1898, Clive Staples Lewis cresceu no meio dos livros da seleta biblioteca particular de sua família, criando nesta atmosfera cultural um mundo todo próprio, dominado por sua fértil imaginação e criatividade. Os seus pais (Albert J. Lewis e Florence A. H. Lewis) eram cristãos anglicanos. Tem sido chamado o porta-voz não oficial do cristianismo, que ele soube divulgar de forma magistral, através de seus livros e palestras, onde ele apresenta sua crença na verdade literal das Escrituras Sagradas, sobre o Filho de Deus, sua vida, morte e ressurreição. Isto foi certamente verdade durante sua vida, mas de forma ainda mais evidente após a sua morte. Foi chamado até de "Elvis Presley evangélico" devido à sua popularidade. C.S. Lewis escreveu sobre apologética cristã (parte da teologia que tem por objeto a defesa da religião cristã, contra o ataque e objeções de seus adversários). C. S. Lewis morreu em 22 de novembro de 1963, no mesmo dia em que Aldous Huxley morreu, e o presidente dos Estados UnidosJohn F. Kennedy, foi assassinado.



O Dr. Peter Kreeft é professor de filosofia no Boston College e no King´s College (Empire State Building), na cidade de Nova Iorque.  Segundo Peter:
Os eventos de 22 de novembro de 1963 quase parecem ter sido providencialmente arranjados para estabelecer a situação que imaginei neste diálogo: um microcosmo da história intelectual tripartida da humanidade bem como do corrente debate tripartido entre os teólogos cristãos. O triálogo centraliza-se no Centro, a dobradiça de nossa história: seu problema principal é a identidade de Jesus.

"Não sou famoso por fazer muito pelos outros, sou anônimo fazendo muito por mim mesmo"

                                                                            
Jander Lopes



Vejamos que pela literatura podemos conhecer tanto a história como sutilmente entender filosofia, sociologia, teologia, etc. Aliás, recomendo essa leitura que é uma obra de questionamentos de três pontos de vistas distintos mas com uma visão do próprio autor. Os fatos de cada personagem pode nos levar a entender como um jovem de apenas 24 anos tem uma ideia de assassinar um presidente, ou podemos entender como a sociedade se comportava na década de 60 com o uso do LSD, que foi uma das causas da morte de Huxley. Ou como C.S. Lewis que embora realmente questionasse Deus em Anatomia de uma Dor, chamando-o até de “carrasco divino”, esse tipo de efusão emocional lembra muito o livro de Lamentações (tá na Bíblia para quem não sabe, rsrs). Não nos proíbe de nos queixar quando a coisa dói. Afinal, Lewis já tinha perdido a mãe aos seus nove anos de idade, depois o pai e agora a amada, todos vitimados pelo câncer. Fica a sugestão de leitura.




http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCgQFjAB&url=http%3A%2F%2Fpensador.uol.com.br%2Fautor%2Fc_s_lewis%2Fbiografia%2F&ei=sB7_TYSBKo-Ttwf53LT_BA&usg=AFQjCNF0hFUITJjnH6UC6YKFWyTtQssB3Q
http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CCQQFjAA&url=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FAldous_Huxley&ei=8S3_Tcq7HsmBtgehtN3XAg&usg=AFQjCNH0CO5rzOdVrRr7Li747-Djv4BvRg