HISTÓRIA E FILOSOFIA

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A DESCOBERTA DE VIDA INTELIGENTE EM OUTROS PLANETAS MARCARÁ O FIM DA RELIGIÃO OU UM INÍCIO DE UMA REFORMULAÇÃO?


Meu pensamento em relação ao saber humano e todas as ciências é que nada é definitivo.  E como dizia Santo Agostinho“existe, sobre a nossa mente, uma lei que se chama verdade”. Mas onde? Procura-se sempre onde está a verdade desde que este conceito surgiu. Nada de esclarecedor até o momento. E quando inicialmente pensamos que encontramos o verdadeiro sentido dos conceitos, uma nova teoria aparece. Pensemos no universo e sua vastidão? Segundo a astronomia, algumas estrelas que vemos na verdade possivelmente deixaram de existir a milhares de anos. E o que vemos é apenas sua luz se propagando pelo universo e que daqui a algumas centenas ou milhares de anos se extinguirá totalmente. 

As tentativas de reformar uma religião não pode ser realizada enquanto o homem descobrir que não estamos só no universo como se diz, “os valores não se criam nem se transformam; se descobrem ou se ignoram”. No passado a questão era se a Terra era o centro do universo. Agora é se somos os únicos ou não nesse mesmo universo. Busca-se vestígios de vidas em outros planetas. E o principal no momento é simplesmente o interesse por "um achado". Mas a pergunta é: se há vida inteligente em outros mundos, como ficará a questão sobre religião? E como ficará a missão do "homem que tira o pecado do mundo"? Onde colocar as sentenças teológicas e dogmas de um Deus que "salvará a humanidade"? Uma coisa é certo: a religião não consegue dar conta de tal  problema. A não ser aceitar. Por outro lado, se aceitar terá que alterar seus dogmas - um céu para os puros e um inferno para os impuros - esse será o principal a deixar de ser um dogma. 

CARTA DE ABRAHAM LINCOLN AO PROFESSOR DE SEU FILHO


Abraham Lincoln (1809-1865) 16º presidente dos EUA


"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, para cada egoísta, há um líder dedicado.

Ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada.Ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso.Faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."Abraham Lincoln, 1830