HISTÓRIA E FILOSOFIA

segunda-feira, 9 de julho de 2012

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA: VÁRIAS CAUSAS E UMA CONDIÇÃO

No dia 9 de julho, o Brasil assistiu ao início de seu maior conflito armado, e também a maior mobilização popular de sua história. Homens e mulheres - estudantes, políticos, industriais- participaram da revolta contra Getúlio e o governo provisório de São Paulo. 

O dia 09 de Julho de 1932 foi uma data histórica para os paulistas. Nessa data aconteceu a Revolução Constitucionalista de 1932. Hoje em dia esse acontecimento às vezes passa despercebido por muitos brasileiros, até por que não temos uma "cultura" de reter fatos memoráveis. E quanto mais nos tempos de hoje que ideologias não servem muito para serem vividas. Mas como dizia Karl Marx "as revoluções são a locomotiva da história" e mais certo ainda estava o Marquês de Maricá quando certa vez falou que "Nas revoluções políticas os povos ordinariamente mudam de senhores sem mudarem de condição." De fato muita coisa mudou e consequentemente já se faz necessário uma nova revolução. Certo está o general francês Napoleão Bonaparte "Nas revoluções há duas espécies de homens: os que as fazem e os que delas aproveitam." 

Por tanto, finalizo com as palavras de quem mais analisou revoluções: Aristóteles. Onde o Estagirita assim define: "Sendo assim, as revoluções não concernem a pequenas questões, mas nascem de pequenas questões e põem em jogo grandes questões." 

HOMENAGEM DE HOJE

Franz Boas (nasceu em 09 de julho de 1858 e morreu em 21 de dezembro de 1942). 
Atribui à antropologia duas tarefas: A reconstrução da história dos povos ou regiões particulares e a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis. É considerado o pai do particularismo histórico (escola cultural americana), o qual preconiza que cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos quqe enfrentou (abordagem multilinear da teoria da evolução).