HISTÓRIA E FILOSOFIA

domingo, 22 de maio de 2011

AMANDA GURGEL: UM GRITO PELA EDUCAÇÃO NO BRASIL

                “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
                                                                                                                               Paulo Freire 

          Ao assistir hoje pela TV a entrevista da professora Amanda Gurgel que protestou na Assembléia Legislativa do estado do Rio Grande do Norte em relação à educação naquele estado, já foi percebido por todos o tamanho da repercussão que causou seu discurso. De fato, uma coisa é de se falar: o problema na educação no Brasil é de tal maneira grandioso que em poucas palavras pode se dizer o muito. 
          Penso que aos poucos, logo estaremos entrando em uma nova era para a educação. Tenho uma pretensão para lecionar e por isso, ou seja, pela minha escolha de seguir essa carreira, de certa forma sempre há quem possa me dizer algo para frustrar meu sonho. Vejo que tal atitude da professora foi um ato heróico, mas entendo que mais do que heroísmo  também é um dever nosso de não calar diante dos fatos. É bem verdade que a educação sozinha não vai resolver todos os problemas como disse Paulo Freire: "A Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda", mas sabemos que ela é a base para todo o resto. 
            Deveria escrever aqui sobre história como é próprio desse blog,  mas ao fazer o que estou fazendo, construo também a história. Assim a professora fez o que todos devem fazer em momentos de crise, ou seja, não ser mais uma vítima e se posicionar como um protagonista. 

                                         "Pensar por si mesmo significa procurar em si mesmo a suprema pedra de toque da verdade (isto é, em sua própria razão); e a máxima que manda pensar sempre por si mesmo é o esclarecimento [Aufklägrung]" (KANT, 2005b, p. 61).