HISTÓRIA E FILOSOFIA

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

BARACK OBAMA: UMA ANTÍTESE PETISTA


Barack Obama é um presidente além da conta. Ocupando um dos principais pedestais do poder mundial não pode nem mesmo fazer força para atuar com tanta energia. Diferente de Lula e o seu legado petista é notório que ele permanecerá no poder por mais um mandato. Mesmo sendo uma antítese petista, pois eles (os petistas) têm a seu favor aqueles artifícios que tiveram os outros  "istas" da vida na política brasileira. Mas aqui no Brasil, armadilhas de angariar votos como os "bolsas da vida" são grandes catalisadores de tais absorção de sufrágios. 
Um certo Fidel disse uma vez sobre Obama "Que lindo! Que inteligente!", disse Fidel. "Tanta bondade não permite que ele entenda que 50 anos de bloqueio e de crimes contra nossa pátria não foram capazes de dobrar nosso povo." Bem, não sei se o general cubano estava com invídia por nunca ter feito algo pela paz mundial e não receber nem sequer um Nobelzinho da visita de um papa. Mas Obama sabe elogiar à moda contemporânea, ou seja, chamar nosso petista de "esse é o cara!" é uma bela jogada de poder com um pouco de generosidade... Mas não esqueçamos de suas sutilezas maquiavélicas ao pronunciar em seu discurso de posse as frases tipo "É preciso que levantemos, sacudamos a poeira e recomecemos o trabalho de reconstruir a América. Há muito trabalho a ser feito". Em outro momento disse Obama - "Vamos estender a mão se estiverem dispostos a abrir seus punhos" - Então é assim que o nosso rei da América joga com as nações, certo?

Em contra partida, nossa mulher aguerrida, de ânimo varonil, ou a "amazona do Cone Sul das Américas" disse - "Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos na mesa, famílias no desalento das ruas, enquanto houver crianças pobres abandonadas à própria sorte". Em outra passagem, lá está aquela conversa, veja: "Reconhecer, acreditar e investir na força do povo foi a maior lição que o presidente Lula deixou para todos nós"... É, então é para isso que existe o povo, certo? Primeiro, coloque-me no poder, e depois, discurse com palavras que soam com belas virtudes... Obama foi além, citando até mesmo Juscelino "Nós nos reunimos aqui em um dos edifícios (Palácio do Itamaraty) mais espetaculares dessa capital, que é testemunho da visão e da criatividade do povo brasileiro. Como disse Kubitschek: ‘Brasília é alvorada de um novo dia para o Brasil’. Obama também encerrou o discurso com uma frase do ex-presidente. “Ao novo dia do Brasil: que a luz do progresso e da paz sempre brilhem no Brasil”. Então meus amigos, tenhamos mais cautela com os discursos.