HISTÓRIA E FILOSOFIA

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

AMOR POR PRINCÍPIO, A ORDEM POR BASE, O PROGRESSO POR FIM - Nossa bandeira: Ordem e Progresso, um conceito filosófico positivista.

Ele nasceu Renato Manfredini Júnior, em 27 de março de 1960, mas se tornou famoso com um sobrenome inspirado no poeta e filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau, no filósofo racionalista inglês Bertrand Russell e no pintor pós-impressionista francês Henri Rousseau.

Por mais que não percebamos sua presença, seja por onde agimos ou pensamos, um conceito filosófico sempre está presente. Seja na sociedade como o ato de agir como um animal político, como dizia Aristóteles, ou em casa como o ato de gerar opinião sobre variados assuntos e até mesmo no trabalho como um contrato de troca de mão-de-obra. Em qualquer ação sempre está presente, e para isso tenho como um exemplo as palavras de August Comte na bandeira brasileira. O chamado Ordem e Progresso não passa da ideia positivista de August Comte. Conhecer o positivismo, contudo, é particularmente importante aos brasileiros, devido à grande influência que esta escola filosófica exerceu no país na virada dos séculos 19 e 20. Se o leitor for atento, percebe que o objetivo da filosofia de Comte é a ordem e o progresso, lema inscrito na bandeira adotada após a proclamação da República.

 Religião, política, ciência e arte constitui as "bases" da filosofia, ou seja, tudo o que há no mundo de alguma maneira e de um modo geral, tem uma relação direta com esse quarteto conceitual. É bem verdade que de tempos em tempos alguns desses conceitos constituíram a centralidade das discussões dependendo do contexto social, político, religioso ou artístico. Na Idade Média a religião se destacou com a ideia de Deus dando lugar central nas discussões filosóficas. Na modernidade, entra em cena a ciência que aos poucos desmistifica as ideias até então concebidas como por exemplo, a terra como centro do universo (geocentrismo) e dando lugar ao (heliocentrismo) sol como centro. Hoje, sabemos que o sol não é mais o centro do universo como também nossa galáxia e nem mesmo a única no cosmo. Daí percebemos que não só constantemente estamos fazendo nossos conceitos como também os conceitos estão continuamente sendo modificados (seu significado) pelo homem. 

As idéias de Comte, em especial através dos pensadores Miguel Lemos (1854-1917), Teixeira Mendes (1855-1927) e do militar Benjamin Constant (1836-1891), se impuseram aos círculos republicanos brasileiros, contribuindo para nortear a nova ordem social republicana, em especial nos governos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto


"Reformulação,
Reorganize o jogo no qual você se encontra
Vamos começar do início
Com confiança você irá vencer
É por esse motivo que você nasceu
Porque jesus cristo, cara
Não vai
Mais voltar
Ele estabeleceu suas leis justas
E você sabe bem
Que ele fez
Apenas o que deveria ter feito"

Recomendo a você escutar a música com uma tradução de How Could I Know composição de Raul seixas que trata do tema proposto por essa pequena postagem. Quem sabe também nós não precisamos fazer nossas reformulações? Augusto Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. É considerado o criador do Positivismo e da disciplina Sociologia. Nasceu na cidade de Montpellier (França) em 19 de janeiro de 1798. Morreu na cidade de Paris (França) em 5 de setembro de 1857.