HISTÓRIA E FILOSOFIA

sexta-feira, 13 de julho de 2012

ASSUNTO DE HOJE: DEUS


Evidentemente que qualquer tema que se propõe a uma definição clara e distinta, jamais poderemos atingir seu ápice da verdade. A proposta aqui é apenas levar ao conhecimento do leitor pequenas frases que possa servir de reflexão sobre o tema. Jamais pretendo, com pequenas e reduzidas frases, fazer um julgamento final de qualquer pensador sobre determinado assunto. Aqui sempre haverá uma "aporia socrática".

Com uma nova maneira de abordagem sobre temas no âmbito filosófico e histórico, o blog HISTÓRIA: O RETRATO DO HOMEM NO TEMPO apresenta: DIÁLOGOS FILOSÓFICOS-O QUE ELE DISSE?
Assunto de hoje: DEUS.

Santo Agostinho (354-430)
... conhece-se melhor a Deus na ignorância.

Santo Anselmo (1033-1109)
“Deus, porém, é ‘o ser do qual não é possível pensar nada maior’, e quem compreende bem isso sem dúvida compreende, também, que Deus é um ser que não pode encontrar-se [somente] no pensamento. Quem, portanto, compreende que Deus é assim, não consegue sequer imaginar que ele não exista.” 
(Anselmo - Cap. IV, Proslogio)

Friedrich Nietzsche (1844-1900)
“Como? É o homem apenas um erro de Deus? Ou é Deus unicamente um erro do homem?”Quem “criou” quem? ou seria como se “criou”?



Sartre (1905-1980)

Eu não acredito em Deus; sua existência tem sido refutada pela Ciência. Mas no campo de concentração, eu aprendi a acreditar no homem.


Descartes (1596-1650)
Assim, dado que temos em nós a ideia de Deus ou do ser supremo, com razão podemos examinar a causa por que a temos; e encontraremos nela tanta imensidade que por isso nos certificamos absolutamente de que ela só pode ter sido posta em nós por um ser em que exista efectivamente a plenitude de todas as perfeições, ou seja, por um Deus realmente existente.