HISTÓRIA E FILOSOFIA

sexta-feira, 10 de junho de 2011

BIAFRA E CANUDOS - SÓ PARA RELEMBRAR

"Assim nos tornamos mais civilizados?"
"A maneira mais rápida de acabar com uma guerra é perdê-la." (George Orwell)
     

    Em 1960 a Nigéria torna-se independente e com isso dois povos, os Ibos e os hausas foram unidos. Os ibos eram a elite da Nigéria e eram provenientes da província de Biafra que ficava a leste da Nigéria. De uma forma geral eram os que tinham os melhores empregos e os melhores salários. Num golpe de Estado, em 1966, um grupo de oficiais do exército da etnia ibo tomou o poder. No entanto, em um contragolpe, o novo governo foi derrubado e os ibos passaram a ser caçados e massacrados no país inteiro. 
     A província de Biafra era muito rica em petróleo. Por esse motivo, o governo não iria aceitar sua separação, tendo em vista que era a região mais rica do país. Fator que resultou numa guerra civil que teve início em 1967, e fim em 1970. Morreram, aproximadamente, um milhão de pessoas, em sua maioria ibos. Biafra se rendeu e foi anexada novamente ao território da Nigéria. Desde o fim da guerra civil, o país vem sendo governado por militares, a administração pública é dominada pela corrupção.

(...) "Todas as crenças ingênuas, do fetichismo bárbaro às aberrações católicas, todas as tendências impulsivas das raças inferiores, livremente exercitadas na vida sertaneja, se condensaram no seu misticismo feroz e extravagante." (Os Sertões- p. 111)
        No final do século XIX, um conflito armado marcou o Brasil sendo considerado na história o principal conflito interno entre governo e civis: a guerra de Canudos. Ocorrida em 1896 a 1897, foi marcada pela ignorância dos vencidos e brutalidade dos vencedores. O conflito de Canudos mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos de dezessete estados brasileiros, distribuídos em quatro expedições militares. Em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.


"O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos."



"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorizem" Jo:14-O27


O que eu penso é que não precisamos muita linguagem e muita escrita para transmitir alguma reflexão. Basta imagens para fazermos parar um pouco e refletir. E sabemos que os acontecimentos contra a humanidade são realizados pela humanidade, é certo que, o mundo precisa de alguns para manter certa ordem"                                                                                                       Jander L Souza.