HISTÓRIA E FILOSOFIA

quarta-feira, 19 de março de 2014

A ÉTICA NAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS BANCÁRIAS

"Nas relações profissionais bancárias, o que se tem visto é uma forte tendência das instituições financeiras investirem em seus colaboradores em estudos com elementos éticos mediante treinamentos."


É cada vez mais acentuado e valorizado a ética em todos os segmentos da sociedade. Desde os gregos na Antiguidade passando pela Idade Moderna até aos dias de hoje, a ética tem seu lugar de grande importância, principalmente nas relações humanas, inclusive hoje nas profissões bancárias.

Se até pouco tempo este era assunto restrito aos estudos acadêmicos onde apenas a teoria tinha um valor artificial, hoje sua praticidade é a que mais importa visto que a ética atua no comportamento humano. Assim, seu valor aumenta e se reflete na conduta do profissional que está cada vez mais, pela sua condição de trabalho, voltado para um bom relacionamento entre atendente e cliente. 

Nas relações profissionais bancárias, o que se tem visto é uma forte tendência das instituições financeiras investirem em seus colaboradores em estudos com elementos éticos mediante treinamentos. Até porque existem princípios éticos que são previstos no artigo 37 da nossa constituição, ou seja, os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que, além se serem direcionados ao servidor público, trona-se de certa maneira universal do ponto de vista das relações humanas. Boa parte das instituições financeiras têm como referência esses princípios, assim, o funcionário bancário tem sua obrigação de praticá-los.

O bom relacionamento de um profissional bancário, tem que atender as expectativas dos clientes, onde o serviço que aquele presta a este não é algo tangível, mas, perecível e modificável. Por isso o diálogo, a postura, a empatia, etc. são elementos externos que devem ser apresentado de forma espontânea e verdadeira na hora de atender aos clientes. Assim, a relação profissional pode se tornar algo prazeroso e produtivo visando um melhor conforto e segurança para quem precisa do serviço.  

Enfim, o valor da ética conduz necessariamente ao bom relacionamento profissional. Nos bancos isto deve ser mais acentuado já que os profissionais sempre terão contato pessoal com uma variedade de clientes onde estes apresentam maneiras, costumes e comportamentos diversos. Assim, a ética promove uma boa relação profissional que conduzirá a uma satisfação da clientela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário