HISTÓRIA E FILOSOFIA

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A SUBLIMAÇÃO DO HOMEM PELA ESCASSEZ - O ARADO: A MAIS IMPORTANTE CRIAÇÃO DO HOMEM PRIMITIVO

"O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade." (Voltaire)


Vemos pela história da humanidade, muitas descobertas e transformações que ocorreram durante toda trajetória desde os primórdios até aos dias de hoje. Uma delas, e talvez, a mais importante, foi o surgimento da agricultura. Através da necessidade de busca de alimento para sua sobrevivência e as adversidades imposta pela natureza, o homem se submeteu a uma mudança de perspectiva, no primeiro momento de uma vida nômade, para depois, num estado de estabilidade física territorial abrindo caminho para as primeiras civilizações.

As primeiras manifestações objetivas da criação humana que são bem percebíveis: a pedra polida em forma de arma, instrumentos de defesa, ferramentas para manipular a natureza a sua volta, artefatos de caça, etc. Vemos nesse estágio, um aspecto grotesco de criação. Aqui, sua característica selvagem foi apenas aprimorada. Em outro momento, ou seja, no desenvolvimento da escrita, por exemplo, tem-se uma manifestação mais sutil de suas habilidades. Seguindo essa metodologia, certamente teremos mais estágios sublimes e criativos que vão desde os trabalhos artísticos, representados em rochas, até a criação de um poema, por exemplo.

É surpreendente quando pensamos que a roda, como a maioria diz que foi a maior invenção humana, não foi certamente a maior de todas. Esta teve sua indubitável importância, porém, a mais importante de todas foi, aparentemente uma ferramenta insignificante, o arado. Este proporcionou ao homem fixar-se em um determinado território. Nele, pôde o homem, com essa ferramenta, revolver a terra para proporcionar o plantio do alimento, dando início, assim, a uma revolução de maior relevância para o rebuscamento das civilizações futuras, a agricultura.