HISTÓRIA E FILOSOFIA

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O PAGANISMO

"Se vale a pena viver
e se a morte faz parte da vida,
então,
morrer também vale a pena..."


                                                         Imannuel Kant

A palavra pagão provém do latim paganus, cujo significado é o de uma pessoa que viveu numa aldeia, num dado país, um rústico. O uso mais comum da palavra no latim clássico era utilizado para designar um civil, alguém que não era um soldado. Em torno do século IV, o termo paganus começou a ser utilizado entre os cristãos no Império Romano, para se referir a uma pessoa que não era um cristão e que ainda acreditava nos antigos deuses romanos. A primeira é que a população cristã foram encontradas nas cidades de Roma e Constantinopla.
As crianças que morrem sem ser batizadas, vão para o céu: essa é a conclusão da Comissão Teológica Internacional, em seu documento "A esperança da salvação para as crianças que morrem sem o Batismo", com 41 páginas, e aprovado por Bento XVI em 19 de abril de 2007.
Código de Direito Canônico.
Livro I
DAS NORMAS GERAIS
Can. 97 Cap. I - DA CONDIÇÃO CANÔNICA DAS PESSOAS FÍSICAS
§ 2. O menor, antes dos sete anos completos, chama-se criança, e é considerado não senhor de si; completados, porém, os sete anos, presume-se que tenha o uso da razão.
Can. 867
§ 2. Se a criança estiver em perigo de morte, seja batizada sem demora.
Cân.  871 Os fetos abortivos, se estiverem vivos, sejam batizados, enquanto possível.

Constantino deu liberdade de culto aos cristãos. O Edito de Milão (313) pos fim às perseguições promovidas pelo Império. Isso ocorreu devido ao fato da maioria dos romanos terem aderido ao Cristianismo, o que, aliás, forçou, nessa ocasião, por volta do ano 306, o imperador Constantino I a tolerar o Cristianismo, e, logo depois, a reconhecê-lo oficialmente em seu Império. Mesmo predominantemente cristão, o Império mantinha, porém, todas as suas festas e rituais profanos (de sacrifícios e de queima de incensos). No Coliseu, por exemplo, continuavam sendo promovidas as grandes lutas de gladiadores e passaram a executar os criminosos comuns.