HISTÓRIA E FILOSOFIA

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

PARA TODO ESFORÇO HÁ UM FRUTO

"Não há absolutamente ninguém que faça um sacrifício sem esperar uma compensação. É tudo uma questão de mercado".
Cesare Pavese


Isso é para os que pensam que existe algo dado de graça. Não há liberdade sem preço. Ninguém pode conquistar algo sem esforço. Em outras palavras, não existe almoço de graça. As Sagradas Escrituras dizem, dai de graça o que de graça receber (Mt 10:8). Mesmo nesse jogo de uma dádiva para com a outra há uma reciprocidade que envolve uma troca de valores. Mas também o mesmo livro sagrado nos impõe uma outra sentença aparentemente paradoxal que diz dali não sairás antes de teres pago o último centavo (Mt 5:26). Por tanto, não sejamos tão ingênuo ao ponto de imaginar que podemos receber algo sem esforço. Aliás, o esforço para conseguir algo é que promove o valor àquilo que se conquistou.
"A grandeza exige sacrifícios".
Friedrich Schiller


O que se vê comumente, mais frequentemente entre a maioria dos protestante, é que podemos conseguir tudo o que desejamos. Principalmente no que se refere aos bens materiais sem um esforço ou sacrifício individual. Ter uma vida cheia de bens materiais, uma saúde vigorosa, até mesmo um bom status social e, principalmente, a salvação, são itens que fazem parte desse jogo de toma lá dá cá. Evidentemente que há muitas pessoas que têm uma maturidade de compreensão mais rebuscada do que outras. São mais adeptos de um Tomé realista, do que de um Judas idealista que apostou todas suas convicções na pessoa de Jesus Cristo e, como diz o livro sagrado, este adquirira um campo com o salário de seu crime (At 1:18). 

Mas também está escrito quero a misericórdia e não o sacrifício (Mt 12:7). Alguns dirão que por isso mesmo não vale a pena fazer sacrifício. Por esse motivo é que há um redentor que faz tudo, absolutamente tudo, inclusive salvar o homem de uma pseudo-condenação de sua alma. Enfim, saiamos mais do campo da conjectura idealizada e passemos mais para a realidade dos fatos. Sacrifício, sim. Presente dado, somente em fantasia. Lembre-se: quando algo é dado gratuitamente, certamente alguém paga o preço. E pode ser até você mesmo. Quando adquirir algo com um esforço físico, no sentido de dedicação e sacrifício do corpo;  e moral, no sentido de manutenção das opiniões; mental, no sentido de construção de ideias para uma vida melhor; e espiritual, em busca de um bem estar consigo mesmo em relação ao mundo, certamente o valor de qualquer bem adquirido será mais verdadeiro. Fiquemos então com o seguinte provérbio para todo esforço há fruto, muito palavrório só produz penúria (Pv 14:23).