HISTÓRIA E FILOSOFIA

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A DESTRUIÇÃO DO PLANETA TERRA PELO HOMEM É ANTES DE TUDO UMA PRESUNÇÃO HUMANA E UM ATO INSIGNIFICANTE DIANTE DA GRANDEZA DO UNIVERSO

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.

Albert Einstein

Quando nos perguntamos: o que estamos fazendo com o nosso planeta? E qual será seu futuro diante das ações humanas? Estamos destruindo a natureza e o eco-sistema? Pode ser preocupante e assustador quando esquecemos nossa ínfima e insignificante situação existencial diante do cosmo e da grandeza e eternidade do universo. Devemos imaginar o planeta como uma pequena partícula de um minúsculo grão de poeira cósmica fazendo parte da vastidão de um universo de uma grandeza infinita. Apenas para termos uma ideia, todo o sistema solar está em um pequeno ponto em um dos diversos braços espirais de nossa galáxia que, aliás, é uma das milhares existentes que compõe um universo tão vasto que alguns chegam a afirmar que ele mesmo (o universo) é apenas um dos vários possíveis.

Imagine se fosse possível você ver de um só relance todo o conglomerado galático que habitamos chamado de Grupo-local onde se compõe todas as galáxias dessa pequena parte do universo incluindo a Via-Láctea e ao mesmo tempo em que se contempla, acontecesse uma explosão atômica de magnitude para destruir todo o planeta terra em apenas 15 segundos. Então, no momento exato o que você veria? Simplesmente nada. Toda ação explosiva seria imperceptível. E não se alteraria nem sequer um milésimo da estrutura visível da galáxia. 

O tempo e espaço do qual fazemos parte são simplesmente os nossos maiores obstáculos e a maior prova de nossa finitude. Podemos contemplar a luz de uma estrela que possivelmente ela mesma nem exista, tamanha sua distância que está de nós. Isso por que sua luz viaja há milhares e milhões de anos. Apenas para termos uma ideia, se fosse possível viajarmos a velocidade da luz, apenas para chegar na estrela mais próxima chamada Centauro levaríamos 4,2 anos, ou seja, viajando a 300.000km/s. 
O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira.

Friedrich Nietzsche


Devemos sim ter cautela e zelo pelo nosso planeta, mas devemos estar cientes que para o universo estamos apenas fazendo parte e que somos pequenos grãos de poeiras e com isso sempre todo o universo está ativo e por si mesmo é criador. Nesse exato momento, bilhões e bilhões de galáxias estão em fusão de energia e transformação de forças onde planetas, estrelas, cometas e meteoros se extinguem e se criam constantemente. Mas deixo-vos as palavras de Pascal (1623-1662) sobre o homem "Posso conceber um homem sem mãos, pés, cabeça (pois só a experiência nos ensina que a cabeça é mais necessária do que os pés); mas não posso conceber o homem sem pensamento: seria uma pedra ou um animal. Mesmo que o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que quem o mata, por que sabe que morre e a vantagem que o universo tem sobre ele; o universo desconhece tudo isso."