HISTÓRIA E FILOSOFIA

sábado, 12 de março de 2011

INFLUÊNCIAS DA FILOSOFIA ANTIGA

O olho do observador interfere no objeto observado. Só um fantasma se embrulha no seu passado,explicando a si próprio com autodefinições baseadas numa vida já vivida. Você é aquilo que escolhe ser hoje,não o que escolheu antes.
    
É bem verdade que durante muito tempo opinião era um conceito que poucos poderiam utilizar. E quando se tratava de assuntos religiosos aí é que era impossível alguém que não fosse do rol dos eclesiásticos colocar seus juízos. O tempo passou, o mundo evoluiu e as pessoas, ou seja, suas opiniões também. Só temos agora um sério problema: não existe opiniões sensatas. Hoje temos grande facilidade em colocar nossas questões para o mundo saber de uma forma rápida e para um número infinito de indivíduos. Mas nem sempre isso é feito de uma forma coerente e com assertividade que venha a causar impacto positivo nas massas. 

O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda."
Bertrand Russell



Só para ratificar a exposição anterior, vejamos um caso do pensamento de um certo filósofo considerado um dos grandes  pensadores no passado que certamente tenha hoje grande influência e que tomamos suas ideias como "coisa nova". Platão (428-348a.C.) nascido na Grécia antiga e fundador da Academia uma das primeiras escolas filosóficas da Antiguidade. Segundo esse pensador, a união da alma espiritual com o corpo é extrínseca, até violenta. A alma não encontra no corpo o seu complemento, o seu instrumento adequado. Mas a alma está no corpo como num cárcere, o intelecto é impedido pelo sentido da visão das idéias, que devem ser trabalhosamente relembradas. E diga-se o mesmo da vontade a respeito das tendências. E, apenas mediante uma disciplina ascética do corpo, que o mortifica inteiramente, e mediante a morte libertadora, que desvencilha para sempre a alma do corpo, o homem realiza a sua verdadeira natureza: a contemplação intuitiva do mundo ideal. Resumindo: aqui está lançada as bases da teologia. Esse pensamento foi incorporado ao cristianismo que por sua vez difundiu-se com algumas alterações para, digamos assim, ficar bem aceito entre o povo.


Mas é certo que as pessoas tendem a aceitar qualquer opinião já produzida. Isso sempre ocorre pois é sempre mais fácil encontrar algo pronto do que produzí-lo. Hoje, mais do que nunca deveria o homem valorizar ainda mais suas opiniões e exercitar suas investigações para produzirmos algo que supere pensamentos que hoje são quase inconcebíveis.