HISTÓRIA E FILOSOFIA

domingo, 13 de fevereiro de 2011

PRESIDENTE NORTE AMERICANO VISITA RIO GRANDE DO NORTE DURANTE 2ª GUERRA MUNDIAL

 
  É curioso quando um fato histórico acaba passando despercebido por muitos e ainda mais quando esse feito está situado num período conturbado da história como na 2ª Grande Guerra Mundial. A visita de um presidente norte americano em qualquer país do mundo nos tempos atuais causa manifestações populares contra ou a favor, mais contra do que a favor, é verdade. Mas em 1943 em plena guerra, o presidente Franklin Delano Roosevelt visitou o estado do Rio Grande do Norte este, por se encontrar numa posição estratégicamente favorável à um possível confronto com as forças nazistas, foi o palco desse encontro.
     O então presidente do Brasil na época Getúlio Vargas, que já estava no poder desde 1930, fez a calorosa recepção junto com os potiguares. O que os dois presidentes tinham em comum na época, era justamente essa permanência no poder: um pelo lado apoiado pelo povo e que fez dos EUA emergir das cinzas como uma ave fênix depois da depressão de 1929, e o outro pelo um golpe de estado e uma forte campanha para marcar seu estilo populista. Talvez a vinda do presidente dos EUA foi para dizer ao presidente brasileiro em qual lado ele iria jogar, pois sua posição tímidamente nazista deveria ser mudada naquele momento. Então vem um jogador mudar as peças do xadrez. Ou quem sabe dizer naquele momento o que realmente é saber mandar.
      Com isto tiramos um aprendizado pela história: o que fazer quando não temos opção? Ou será que sempre temos opção e não queremos mudar? Quem sabe o filósofo existencialista Jean-Paul Sartre (1905-1980) tenha razão quando diz que temos sempre que escolher. E mesmo deixar de escolher optamos por uma escolha.

Por: Jander l de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário